Na engenharia de software, o padrão singleton é um padrão de design (design pattern) que é usado para restringir a instancia de uma classe para um objeto. Isto é útil quando apenas um objeto é necessário para coordenar ações pelo sistema. O conceito é algumas vezes generalizado para sistemas que operam de maneira mais eficiente quando apenas um objeto existe, ou aqueles que restringem as instancias a um certo número. Alguns consideram ele um anti-pattern, julgando que ele é super-utilizado (overused), e introduz limitação desnecessária em situações onde uma instância única de uma classe não é realmente necessária, e introduz global state dentro da aplicação.
// Exemplo Singleton C#
using System;
using System.Collections.Generic;
using System.Text;
using DAO;
using BEL;
using Utilitarios;
namespace BLL
{
public class InscricaoBLL
{
private static InscricaoBLL instancia = null;
private InscricaoBLL() { }
public static InscricaoBLL getInstance()
{
if (instancia == null) instancia = new InscricaoBLL();
return instancia;
}
public void inserirInscricao(Inscricao inscricao)
{
InscricaoDAO.getInstance().InserirInscricao(inscricao);
}
// Continua o código ...
}
}
Nenhum comentário:
Postar um comentário