Este é o meu Blog pessoal onde pretendo publicar minhas observações sobre as mais diversas tecnologias e recursos existentes hoje na internet. Meu objetivo é compartilhar observações, dicas, e conhecimento de uma forma geral.
sábado, 21 de março de 2009
Link correto para download do Internet Explorer 8
Descobrindo o serial de um programa instalado no seu computador
terça-feira, 17 de março de 2009
Dicas de segurança para o Outlook 2003
Desative a pré-visualização de mensagens através do painel de visualização.
Esta é uma sugestão muito importante porque é relativamente simples criar um email contendo imagens que por serem carregadas da internet também entregam informações sobre sua localização na rede da internet. Existe a possibilidade de pessoas mal intencionadas utilizarem essas informações para fazer tentativas de ataque. É importante ressaltar que o firewall do windows xp protege seu computador de acessos vindos de fontes externas mas ao executar o carregamento da imagem da web você está dando permissão para que o endereço de ip do computador onde a imagem está armazenada para que ele tenha acesso a sua rede porque o firewall liberou o acesso devido a solicitação de exibição da imagem. Esta é uma das principais razões de ser bem difundida a idéia de que é muito mais seguro utilizar a configuração do programa de correio (outlook no caso) para que exiba somente informações de texto.
Para desativar o painel de visualização de emails:
1. Clique no menu Exibir
2. Aponte para Painel de Leitura
3. Clique sobre a opção Desativar
Confirme o endereço real do remente da mensagem.
O remente exibido na coluna De de sua caixa de correio é apenas um nome que pode ser personalizado da forma como o próprio remente quiser. Para enviar um email e aparecer o nome da Rede Globo como remente é necessário apenas configurar a sua conta de email no Outlook para que o campo Email esteja no formato de exemplo a seguir:
NomeQueVocêQuiser<\seuemail@seuprovedor.com.br>\
Para confirmar a identidade do remente:
1. Clique com o botão direito do mouse sobre a mensagem
2. Selecione a opção Opções...
3. Verifique o remente na primeira linha, semelhante ao exemplo a seguir: Return-Path: announce_pag@mailexploder.registro.br. O endereço acima confirma a autenticidade do remente através de sua terminação .registro.br. Agora veja um exemplo onde a indentidade não confirma e que de fato caracteriza envio de spams e ataques que tem obtido muito sucesso através de estratégias de engenharia social na aplicação de golpes na internet: Received: from nobody by orion.1800dns.com with local (Exim 4.68).
Criar regras para excluir automaticamente mensagens de endereços específicos
O Outlook oferece recursos para criaçãod do que ele chama de regras de recebimento de e-mails.
As regras podem ser usadas para dizer ao Outlook para excluir automaticamente uma mensagem recebida de um endereço específico, ou excluir e-mails que contenham um determinado texto no conteúdo, ou ainda para ajudar a separar as mensagens por contas de correio e assim auxiliar na organização das mensagens.
Para criar regras no Outlook:
1. Clique com o botão direito sobre uma mensagem onde você quer aplicar uma regra;
2. Selecione a opação Criar regra...
3. Na caixa de diálogo Criar Regra selecione as opções disponíveis determinando quem vai causar a execução da regra e selecionando a ação a ser executada.
Configurações de segurança oferecedias pelo Outlook
O outlook disponibiliza diversos recursos de segurança que podem ser configurados na guia Segurança da caixa de diálogo Opções, acessada através do menu Ferramentas. As opções são de fácil compreenção mas vale lembrar que é neste local que podemos configurar o novo recurso do Outlook para proteção contra o problema de segurança em relação a imagens da internet que relatei anteriormente.
Usar javascript e asp para atualizar o listbox da janela parent usando window.opener
Usar javascript e asp para atualizar o listbox da janela parent usando window.opener
Vamos criar a seguinte situação para exemplificar a utilização de javascript em uma janela aberta com a utilização do comando javascript window.open, para atualizar valores em um listbox da janela principal.
Crie o arquivo produtos_adicionar.asp e insira um formulário com um campo do tipo listbox que será usado para você selecionar uma categoria a ser atribuída ao produto que está cadastrando.
Atribua o ID idcategoria para o listbox e insira código asp para gerar as opções do listbox relativas aos registros de categorias já existentes em seu banco de dados. O código asp para construir um listbox é muito simples mas vou colocar um exemplo:
Só tenho uma coisa a esclarecer no código acima: Utilizo a função AbreConexao() para criar a connectionstring e abrir o banco de dados.
Na janela que será aberta contendo as categorias será inserido o código para atualizar o listbox da janela parent utilizando window.opener do javascript. Segue abaixo o código:
Insira a chamada da função em uma tag para fechar a janela, por exemplo:
Fechar
Alguns comentários sobre o código:
A primeira coisa a ser feita é instanciar o listbox da janela parent usando:
var lstbox = eval("window.opener.document.forms[0].idcategoria");
Em seguida faça uma chamada a função clearlistbox passando o listbox como parâmetro para limpar as opções existentes antes de preencher o listbox com os valores atualizados.
clearlistbox(lstbox);
Para gerar os itens atualizados dentro da função populateList() foi utilizado um script ASP. O script faz uma consulta a tabela categorias de forma semelhante ao que foi feito na página parent citado anteriormente. Veja o trecho de código abaixo:
O script ASP acima vai gerar o código javascript necessário para criar e atribuir uma option para cada registro da tabela categorias no listbox instanciado pela variável lstbox.
Emitir beep na página com javascript
A tag bgsound é usada para ler um arquivo de áudio quando a página html é carregada. Esta tag possui as propriedades src para informar o local do arquivo de áudio, e loop que especifica o número de repetições. Um exemplo simples é < src= "temp.wav">
Erro de acesso a sites existentes
Erro de acesso a sites existentes
Recebemos uma solicitação de suporte sobre um determinado endereço (URL) que o cliente não estava conseguindo acessar. Ao saber do problema, a primeira coisa que fizemos foi verificar que o site estava funcionando. Em seguida verificamos as configurações do menu Ferramentas do Internet Explorer, limpamos arquivos temporários e então verificamos que o site também não estava respondendo ao comando ping. Ao verificar o erro do ping tivemos certeza de que se tratava de falha na resolução de nomes (DNS). Abrimos o arquivo host que está na pasta windows\system32\drivers\etc e inserimos manualmente o ip e respectivo domínio do site que não estava disponível para o cliente e imediatamente o site funcionou.
Dicas sobre Redes: Computadores ligados em rede mas sem conectividade
Os computadores estavam trocando informações com teste do comando ping (ex: ping 192.168.1.1), mas ao tentar acessar o outro computador através do comando Executar no menu Iniciar era apresentada uma mensagem de erro de acesso. Normalmente verifico nome de computador e de grupo de trabalho ou domínio, seguido de testes de rede com o prompt. Depois de fazer as primeiras verificações e constatar que tudo estava correto abri Conexões de Rede no painel de controle e cliquei com o botão direito e selecionei propriedades. Na caixa de propriedades identifiquei imediatamente que faltava o cliente de redes Microsoft. Depois de instalar o clientes para redes Microsoft tudo funcionou sem problemas.
Erro de aplicativo ASP com banco de dados ACCESS (A operação deve usar uma consulta atualizável)
Erro de aplicativo ASP com banco de dados ACCESS
O erro (Microsoft JET Database Engine erro '80004005' A operação deve usar uma consulta atualizável / Operation must use an updateable query) é frequente nas seguintes situações:
- Você utilizou a interface de dados do Office FrontPage2003 para criar sua interface de dados na página web;
- Você configurou ASP.NET como tecnologia usada para conectar ao banco de dados;
- O banco de dados está em um servidor web Windows 2003 com Internet Information Server (IIS);
- O banco de dados usado como fonte de dados é ACCESS;
Este problema acontece quando um arquivo de dados do ACCESS é usado como fonte de dados para sua aplicação. Nestes casos será necessário garantir permissão de gravação para o arquivo.
Para aplicar as respectivas permissões faça o seguinte:
- Clique com o botão direito sobre o arquivo access (mdb) e escolha Propriedades;
- Clique na guia Segurança;
- Clique no botão Adicionar;
- Entre com o nome da conta: Autenticação NTLM e clique em OK;
- Marque o checkbox Gravar da coluna Permitir da caixa de diálogo propriedades de arquivo.mdb e clique em OK;
Pode testar novamente que vai funcionar.
Observação 1: No exemplo acima o ambiente operacional era em português. Para o inglês verifique o nome para a conta Autenticação NTLM no respectivo idioma.
Observação 2: Para acessar a página explicativa no site da Microsoft visite http://support.microsoft.com/kb/830977/en-us.
Função javascript atribuir css para destacar item de menu selecionado
Interagir com CSS usando Javascript dentro de páginas ASPX
A função abaixo é ativada no evento de load da página na tag . A função tem a finalidade de atribuir um estilo que destaca o link do menu que estiver com sua página exibida, exemplo, ao clicar no link Produtos a página produtos.aspx será exibida e seu respectivo menu deverá estar destacado com o uso de um estilo específico. A atribuição de estilos ao menu é realizada através da função javascript a seguir.
function ativarEstiloMenu () {
var ob = document.getElementById("menuprincipal");
var encontrou = false;
for(var CT = 0 ; CT < a =" ob.childNodes[CT].childNodes[0];"> -1) {
a.className = 'home';
encontrou=true;
} else {
a.className = '';
}
}
if (encontrou==false) {
qs=new Array()
variaveis=location.search.replace(/\x3F/,"").replace(/\x2B/g," ").split("&")
if(variaveis!=""){
for(i=0;i nvar=variaveis[i].split("=")
qs[nvar[0]]=unescape(nvar[1])
}
}
function QueryString(variavel){
return qs[variavel]
}
if ((!QueryString("id"))&&(!QueryString("idconteudo"))) {
var a = ob.childNodes[0].childNodes[0];
a.className='home';
} else {
var a = ob.childNodes[0].childNodes[0];
a.className='';
}
}
}
function ativarEstiloMenu () {
var ob = document.getElementById("menuprincipal");
var encontrou = false;
for(var CT = 0 ; CT <>
var a = ob.childNodes[CT].childNodes[0];
if(window.location.toString().indexOf(a.href) > -1) {
a.className = 'home';
encontrou=true;
} else {
a.className = '';
}
}
if (encontrou==false) {
qs=new Array()
variaveis=location.search.replace(/\x3F/,"").replace(/\x2B/g," ").split("&")
if(variaveis!=""){
for(i=0;i