terça-feira, 20 de abril de 2010

Uma visão sobre usabilidade na web - Parte 2

Quando criamos um web site, precisamos pensar sobre organização, navegação, personalidade, e limites no uso do site. Analisando exaustivamente estes assuntos antes de entrar na fase de produção pode salvar muito do tempo de trabalho e garantir que o site irá falar a lingua de sua audiência.


A organização do site ajuda a comunicar sua proposta ou mensagem. Ao acessar um site onde as informações estão agrupadas em categorias como peixes, cães, gatos, passaros, etc. Temos a impressão de estarmos em uma loja de petshop. A organização em categorias também ajuda a localizar facilmente os produtos que queremos encontrar.

Ao categorizar a apresentação do conteúdo de seu site é preciso ter em mente as expectativas de sua audiência. Eles são familiarizados com os termos que você utilizou? Eles associam os termos que você utilizou com o conteúdo em cada categoria? Evite termos que possam fazer sua audiência pensar sobre o que significam, ou sobre o que será que vão encontrar naquele tópico. Sua audiência e respectivos objetivos devem determinar como categorizar suas informações.

Quando conseguimos compreender a audiência do site e seus respectivos objetivos, teremos uma boa idéia de como eles esperam que as informações estejam organizadas. Com o objetivo de verificar se acertamos, é importante observar uma pessoa de sua audiência ou alguém de fora utilizando o site e analisar seus comentários.

Um teste simples que você pode fazer é pedir para membros de sua audiência organizarem cartões da maneira como lhes parecer mais lógia e comparar os resultados com o seu planejamento.

Quando você passa algum tempo na web pesquisando sobre os labels utilizados para apresentar categorias, você verá que os mais utilizados e auto-explicativos são utilizados em diversos sites. Alguns deles são "Portifólio", "Produtos", "Suporte", "Loja" e "Quem Somos". A pergunta que você pode fazer é "Como posso manter minha empresa única e ainda ter labels compreensívos e claros?". A resposta está na apresentação visual.

Os labels podem ser criados com base em tópicos, como tarefas do usuário, metáfora utilizada no site, audiência específica, ou ainda em sequência linear.

Depois de organizar será necessário informar a sua audiência sobre o conteúdo do site através dos elementos de navegação. Alguns elementos de navegação são: caixas de busca, menus horizontais e verticais, índices, tabelas de conteúdo, mapas do site, diretórios, gráficos, links, e links âncora. Estes elementos podem ser globais (existentes em todo o site) ou locais (existentes em subseções ou em uma página individual do site). Independente dos elementos que você utilize em seu site, eles terão o mesmo objetivo: orientar o acesso ao site.

Com uma navegação bem organizada e apresentada seus visitantes saberão onde estão, como chegaram onde estão, e onde eles podem ir em seguida.

Elementos de navegação que precisam estar presentes em todas as páginas do site: Link para página inicial, Identificação do site, Links de navegação principal, ferramentas de navegação no comprimeito horizontal, Utilitários no comprimento horizontal, Informações de contato.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Uma visão sobre usabilidade na web

Existem três áreas que contribuem para uma experiência de qualidade superior na web, são elas: técnica (como o site é construído), estrutural (como o site é organizado), e visual (como o site aparece para sua audiência.

A apresentação visual de um site faz muito mais do que ser bonito. Ela organiza informações de uma maneira indicativa de suas funções, engaja e direciona seus visitantes, cria uma personalidade distinta e apropriada, fornece impacto emocional e relacionado.

Na fase de planejamento é necessário ter em mente que o site tem o objetivo de comunicar, você precisa saber o que vai ser dito, para quem, e como. As respostas a estas questões fornecem um guia para seguir através do processo de design do web site.

A comunicação, de uma maneira geral, acontece através da linguagem, gestos, expressões faciais, entonações, espaço, tempo, cultura, imagens, ações, silêncio, interatividade, e outras.

Na web é preciso mais do que uma comunicação com palavras, significa pensar sobre como imagens, texto, organização, interação, movimento e som podem trabalhar juntos para criar apresentações bem sucedidas.

A web é um meio de comunicação e portanto, designs eficiente acontece com comunicação eficiente, e podemos pensar nos desafios de usabilidade como desafios de comunicação.

Para criar um web site que efetivamente transmite a mensagem desejada, é necessário começar fazendo algumas perguntas: qual é o objetivo do site? quem é a audiência do site? como será feita a comunicação? e assim por diante.

Para criar a presença de seus clientes na web significa compreende-los, o que fazem, o que querem, e como eles esperam que seja feito. Sabendo que seus clientes, podem ser você mesmo, ou um departamento da empresa em que trabalha.

Conhecer seus clientes envolve alguma leitura e muita conversa, especialmente muitas questões a serem respondidas. Assim antes de começar a "conversar" com seus clientes, você precisa aprender o que eles querem dizer. O primeiro passo envolve a leitura de documentos e brochuras sobre seus negócios. Examinar planos de negócio e plano de marketing, verificando os produtos comercializados, ou pesquisando concorrentes e desafios na industria em que eles estão inseridos. É necessário entender os clientes, suas intenções e seu fóco, assim como suas limitações. Sempre trará benefícios, sentar com alguns empregados da empresa para obter as suas descrições pessoais, com suas palavras, saber suas opinições sobre a empersa. E não tenha medo de fazer muitas e muitas perguntas, porque apenas com uma clara visão sobre os objetivos e perfil do seu cliente você poderá falar com e para eles. A resposta mais importante para "Quem é seu cliente?" é entender o que seu cliente faz, para quem, e porquê. Quando chegar a hora de se comunicar com seus clientes, tenha certeza de que esta informação esteja clara.

Depois de saber mais sobre a empresa do Johnn do que ele mesmo, você precisará compreender porque a empresa dele precisa estar na internet. Ao desenvolver o design para uma empresa, é seu trabalho compreender suas intenções e direção. Você precisa definir o problema.

A pergunta principal é "Qual necessidade o site irá resolver?". Emitir informações e suporte técnico para um produto? Fornecer ferramentas educacionais para uma escola? Promover a carreira solo de um músico? O designer precisa determinar a melhor maneira para atender as necessidades de seus clientes, e acredite ou não, esta maneira pode ser diferente do que o cliente acredita que é necessário. E esta é a razão pela qual é importante conhecer as necessidades dos clientes independente da internet. Quando você começa a falar sobre elementos do web site, você já estará pensando sobre possíveis soluções.

"Quem é sua audiência?" não é apenas uma questão. É uma série de perguntas que precisam ser respondidas para que o designer saiba com quem o site irá se comunicar. As respostas para esta pergunta também fornecerão ajuda para conhecer os indivíduos que farão parte da sua audiência. Algumas perguntas a serem respondidas são: Qual é a idade da audiência pretendida? Que tipo de experiência eles terão? Quanto eles conhecem a empresa de seu cliente? Quanto de experiência eles tem com a web? Qual tipo de cultura compartilhada eles tem como uma audiência? Quais são seus objetivos? A resposta a estas e outras perguntas irá ajudar você a determinar o conteúdo necessário dentro do seu web site, e mais importante, irá ajudar a determinar qual conteúdo você não precisará no seu site.

Talvez a questão mais importante sobre a sua audiência seja "Qual é sua proposta para vir ao seu site?". Pense no que eles querem fazer, e como suas necessidades serão atendidas. Os visitantes do seu site podem querer encontrar informações sobre o uso dos produtos, ou podem querer saber quem foi o artilheiro no último jogo de futebol da noite anterior. Antecipando estas questões, você pode criar sites que atendem e superam as expectativas de seus visitantes. Não basta somente atender as expectitivas de seus visitantes, mas também é necessário entender como eles esperam fazer uso do site.

Outro fator importante é saber como é a linguagem de comunicação utilizada pela sua audiência. Por exemplo, a conotação da cor vermelha para o publico relacionado a finanças é associado com resultados negativos, e investidores podem facilmente interpretar a cor vermelha no texto como uma notícia ruim.

Saiba o que entende como útil e efetivo, e apresente as informações desta maneira. Algumas questões relacionadas são: "Os clientes precisam de mais imagens para entender conceitos apresentados ou eles estão mais inclinados a informações apresentadas em formato tabular?". Outra questão importante neste ponto é saber se sua audiência sente-se confortável com o uso da internet? Quais os tipos de operações que eles fazem tipicamente na internet? O que eles irão esperar do site? Pode ser útil examinar outros sites em segmentos similares e ver como a apresentação para clientes é conduzida.

Outra técnica frequentemente utilizada para melhor compreender sua audiência é o uso de cenários. Um cenário é um esboço de porque os integrantes de sua audiência visitarão o site. O cenário inclui informações como, objetivos dos visitantes, a melhor maneira de realizar o objetivo, e o resultado ideal para o visitante. Podemos imaginar um site de receitas, onde existe uma diversidade de cenários possíveis: o visitante precisa criar um registro para o casamento que acontecerá, um visitante com conhecimentos que busca utensílios específicos, um visitante que está procurando um presente para um amigo, ou um visitante que recebeu uma indicação para o site e quer conhecer a empresa.

Os cenários são úteis para enxergar segundo os olhos dos usuários do site. Quando uma decisão de design precisa ser tomada, você pode perguntar, "Como a Amanda espera que isto aconteça?". Quando mais específico for o cenário, mais fácil será responder a esta pergunta. Veja o exemplo abaixo:

Perfil:

Nome: Amanda Santos
Sexo: Feminino
Idade: 28
Residência: Apartamento pequeno no bairro Jardim da Penha
Hobies: Revistas e publicações, Teatros no centro da cidade, cozinhar as vezes
Razão para visitar o site:
Ela quer construir um livro de receitas de alta qualidade, porque está cansada da baixa qualidade das receitas atuais.
Expectativa:
Ela quer ter acesso aos produtos de maneira organizada por ingredientes, ou custo, e quer ver uma descrição destes materiais, especialmente sua durabilidade
Resultado Ideal:
Ela quer comparar produtos da maneira como escolheu e comprá-los facilmente

Ao criar design para oferecer diversas opções, você pode fornecer acesso a uma seção de talheres, para uma seção de idéias de presentes, entre outras.

Em breve publicarei mais posts relacionados a design de web sites.

domingo, 18 de abril de 2010

Microsoft Expression Blend - Silverlight Application - Apresentação 1

Ao criar um novo projeto Silverlight + Website no Blend, será criada uma solução contendo dois projetos:
  • Silverlight Application1 e SilverlightApplication1Site. No projeto SilverlightApplication1 serão criados os seguintes arquivos e pastas:
    • Pasta Reference
    • Pasta Properties
    • Arquivo App.xaml
    • MainPage.xaml

Vamos ver agora uma descrição do código gerado automaticamente, e inserido pelo Blend na página MainPage.xaml.

A primeira linha é a tag de abertura para um elementro UserControl, e estará presente em todas as aplicações Silverlight.

A segunda linha define o namespace usado pelo XAML.
xmlns:x="http://schemas.microsoft.com/winfx/2006/xaml"

O namespace xmlns:x contém informações que controlam a forma como os controles XAML interagem com o framework .NET.

A linha seguinte identifica este arquivo XAML como uma classe de objeto dentro da aplicação que foi criada junto com o projeto.
x:Class="SilverlightApplication1.MainPage"

E por último, algumas propriedades auto-explicativas.
Width="640" Height="480"