terça-feira, 20 de abril de 2010

Uma visão sobre usabilidade na web - Parte 2

Quando criamos um web site, precisamos pensar sobre organização, navegação, personalidade, e limites no uso do site. Analisando exaustivamente estes assuntos antes de entrar na fase de produção pode salvar muito do tempo de trabalho e garantir que o site irá falar a lingua de sua audiência.


A organização do site ajuda a comunicar sua proposta ou mensagem. Ao acessar um site onde as informações estão agrupadas em categorias como peixes, cães, gatos, passaros, etc. Temos a impressão de estarmos em uma loja de petshop. A organização em categorias também ajuda a localizar facilmente os produtos que queremos encontrar.

Ao categorizar a apresentação do conteúdo de seu site é preciso ter em mente as expectativas de sua audiência. Eles são familiarizados com os termos que você utilizou? Eles associam os termos que você utilizou com o conteúdo em cada categoria? Evite termos que possam fazer sua audiência pensar sobre o que significam, ou sobre o que será que vão encontrar naquele tópico. Sua audiência e respectivos objetivos devem determinar como categorizar suas informações.

Quando conseguimos compreender a audiência do site e seus respectivos objetivos, teremos uma boa idéia de como eles esperam que as informações estejam organizadas. Com o objetivo de verificar se acertamos, é importante observar uma pessoa de sua audiência ou alguém de fora utilizando o site e analisar seus comentários.

Um teste simples que você pode fazer é pedir para membros de sua audiência organizarem cartões da maneira como lhes parecer mais lógia e comparar os resultados com o seu planejamento.

Quando você passa algum tempo na web pesquisando sobre os labels utilizados para apresentar categorias, você verá que os mais utilizados e auto-explicativos são utilizados em diversos sites. Alguns deles são "Portifólio", "Produtos", "Suporte", "Loja" e "Quem Somos". A pergunta que você pode fazer é "Como posso manter minha empresa única e ainda ter labels compreensívos e claros?". A resposta está na apresentação visual.

Os labels podem ser criados com base em tópicos, como tarefas do usuário, metáfora utilizada no site, audiência específica, ou ainda em sequência linear.

Depois de organizar será necessário informar a sua audiência sobre o conteúdo do site através dos elementos de navegação. Alguns elementos de navegação são: caixas de busca, menus horizontais e verticais, índices, tabelas de conteúdo, mapas do site, diretórios, gráficos, links, e links âncora. Estes elementos podem ser globais (existentes em todo o site) ou locais (existentes em subseções ou em uma página individual do site). Independente dos elementos que você utilize em seu site, eles terão o mesmo objetivo: orientar o acesso ao site.

Com uma navegação bem organizada e apresentada seus visitantes saberão onde estão, como chegaram onde estão, e onde eles podem ir em seguida.

Elementos de navegação que precisam estar presentes em todas as páginas do site: Link para página inicial, Identificação do site, Links de navegação principal, ferramentas de navegação no comprimeito horizontal, Utilitários no comprimento horizontal, Informações de contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário