segunda-feira, 19 de abril de 2010

Uma visão sobre usabilidade na web

Existem três áreas que contribuem para uma experiência de qualidade superior na web, são elas: técnica (como o site é construído), estrutural (como o site é organizado), e visual (como o site aparece para sua audiência.

A apresentação visual de um site faz muito mais do que ser bonito. Ela organiza informações de uma maneira indicativa de suas funções, engaja e direciona seus visitantes, cria uma personalidade distinta e apropriada, fornece impacto emocional e relacionado.

Na fase de planejamento é necessário ter em mente que o site tem o objetivo de comunicar, você precisa saber o que vai ser dito, para quem, e como. As respostas a estas questões fornecem um guia para seguir através do processo de design do web site.

A comunicação, de uma maneira geral, acontece através da linguagem, gestos, expressões faciais, entonações, espaço, tempo, cultura, imagens, ações, silêncio, interatividade, e outras.

Na web é preciso mais do que uma comunicação com palavras, significa pensar sobre como imagens, texto, organização, interação, movimento e som podem trabalhar juntos para criar apresentações bem sucedidas.

A web é um meio de comunicação e portanto, designs eficiente acontece com comunicação eficiente, e podemos pensar nos desafios de usabilidade como desafios de comunicação.

Para criar um web site que efetivamente transmite a mensagem desejada, é necessário começar fazendo algumas perguntas: qual é o objetivo do site? quem é a audiência do site? como será feita a comunicação? e assim por diante.

Para criar a presença de seus clientes na web significa compreende-los, o que fazem, o que querem, e como eles esperam que seja feito. Sabendo que seus clientes, podem ser você mesmo, ou um departamento da empresa em que trabalha.

Conhecer seus clientes envolve alguma leitura e muita conversa, especialmente muitas questões a serem respondidas. Assim antes de começar a "conversar" com seus clientes, você precisa aprender o que eles querem dizer. O primeiro passo envolve a leitura de documentos e brochuras sobre seus negócios. Examinar planos de negócio e plano de marketing, verificando os produtos comercializados, ou pesquisando concorrentes e desafios na industria em que eles estão inseridos. É necessário entender os clientes, suas intenções e seu fóco, assim como suas limitações. Sempre trará benefícios, sentar com alguns empregados da empresa para obter as suas descrições pessoais, com suas palavras, saber suas opinições sobre a empersa. E não tenha medo de fazer muitas e muitas perguntas, porque apenas com uma clara visão sobre os objetivos e perfil do seu cliente você poderá falar com e para eles. A resposta mais importante para "Quem é seu cliente?" é entender o que seu cliente faz, para quem, e porquê. Quando chegar a hora de se comunicar com seus clientes, tenha certeza de que esta informação esteja clara.

Depois de saber mais sobre a empresa do Johnn do que ele mesmo, você precisará compreender porque a empresa dele precisa estar na internet. Ao desenvolver o design para uma empresa, é seu trabalho compreender suas intenções e direção. Você precisa definir o problema.

A pergunta principal é "Qual necessidade o site irá resolver?". Emitir informações e suporte técnico para um produto? Fornecer ferramentas educacionais para uma escola? Promover a carreira solo de um músico? O designer precisa determinar a melhor maneira para atender as necessidades de seus clientes, e acredite ou não, esta maneira pode ser diferente do que o cliente acredita que é necessário. E esta é a razão pela qual é importante conhecer as necessidades dos clientes independente da internet. Quando você começa a falar sobre elementos do web site, você já estará pensando sobre possíveis soluções.

"Quem é sua audiência?" não é apenas uma questão. É uma série de perguntas que precisam ser respondidas para que o designer saiba com quem o site irá se comunicar. As respostas para esta pergunta também fornecerão ajuda para conhecer os indivíduos que farão parte da sua audiência. Algumas perguntas a serem respondidas são: Qual é a idade da audiência pretendida? Que tipo de experiência eles terão? Quanto eles conhecem a empresa de seu cliente? Quanto de experiência eles tem com a web? Qual tipo de cultura compartilhada eles tem como uma audiência? Quais são seus objetivos? A resposta a estas e outras perguntas irá ajudar você a determinar o conteúdo necessário dentro do seu web site, e mais importante, irá ajudar a determinar qual conteúdo você não precisará no seu site.

Talvez a questão mais importante sobre a sua audiência seja "Qual é sua proposta para vir ao seu site?". Pense no que eles querem fazer, e como suas necessidades serão atendidas. Os visitantes do seu site podem querer encontrar informações sobre o uso dos produtos, ou podem querer saber quem foi o artilheiro no último jogo de futebol da noite anterior. Antecipando estas questões, você pode criar sites que atendem e superam as expectativas de seus visitantes. Não basta somente atender as expectitivas de seus visitantes, mas também é necessário entender como eles esperam fazer uso do site.

Outro fator importante é saber como é a linguagem de comunicação utilizada pela sua audiência. Por exemplo, a conotação da cor vermelha para o publico relacionado a finanças é associado com resultados negativos, e investidores podem facilmente interpretar a cor vermelha no texto como uma notícia ruim.

Saiba o que entende como útil e efetivo, e apresente as informações desta maneira. Algumas questões relacionadas são: "Os clientes precisam de mais imagens para entender conceitos apresentados ou eles estão mais inclinados a informações apresentadas em formato tabular?". Outra questão importante neste ponto é saber se sua audiência sente-se confortável com o uso da internet? Quais os tipos de operações que eles fazem tipicamente na internet? O que eles irão esperar do site? Pode ser útil examinar outros sites em segmentos similares e ver como a apresentação para clientes é conduzida.

Outra técnica frequentemente utilizada para melhor compreender sua audiência é o uso de cenários. Um cenário é um esboço de porque os integrantes de sua audiência visitarão o site. O cenário inclui informações como, objetivos dos visitantes, a melhor maneira de realizar o objetivo, e o resultado ideal para o visitante. Podemos imaginar um site de receitas, onde existe uma diversidade de cenários possíveis: o visitante precisa criar um registro para o casamento que acontecerá, um visitante com conhecimentos que busca utensílios específicos, um visitante que está procurando um presente para um amigo, ou um visitante que recebeu uma indicação para o site e quer conhecer a empresa.

Os cenários são úteis para enxergar segundo os olhos dos usuários do site. Quando uma decisão de design precisa ser tomada, você pode perguntar, "Como a Amanda espera que isto aconteça?". Quando mais específico for o cenário, mais fácil será responder a esta pergunta. Veja o exemplo abaixo:

Perfil:

Nome: Amanda Santos
Sexo: Feminino
Idade: 28
Residência: Apartamento pequeno no bairro Jardim da Penha
Hobies: Revistas e publicações, Teatros no centro da cidade, cozinhar as vezes
Razão para visitar o site:
Ela quer construir um livro de receitas de alta qualidade, porque está cansada da baixa qualidade das receitas atuais.
Expectativa:
Ela quer ter acesso aos produtos de maneira organizada por ingredientes, ou custo, e quer ver uma descrição destes materiais, especialmente sua durabilidade
Resultado Ideal:
Ela quer comparar produtos da maneira como escolheu e comprá-los facilmente

Ao criar design para oferecer diversas opções, você pode fornecer acesso a uma seção de talheres, para uma seção de idéias de presentes, entre outras.

Em breve publicarei mais posts relacionados a design de web sites.

Nenhum comentário:

Postar um comentário